Boas Vindas

Convidamos a todos os profes a lerem nossas postagens e novidades!!!

Quem sou eu MODERADORA DO BLOG :DENISE KUSSLER

concordia, sc, Brazil
Este blog foi criado no curso professores em rede para partilhar diferentes metodologias do uso das tecnologias no processo de construção do conhecimento.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE

____Em meus 16 anos de pratica de sala de aula em series iniciais já participei em muitos planejamentos interdisciplinares, alguns com muito sucesso e outros não. O que eu mais me integrei e me empolguei foi com projetos de transito que desenvolvemos com muita organização e envolveu todas as áreas e segmentos da escola. Também acredito que com as series iniciais funciona com mais precisão do que nas finais de ensino fundamental! Mas, concordo que o gestor escolar é o maior responsável em incentivar e se empenhar para que aconteça realmente!
PROFESSORA :R OSEMARI SECCO.
*************************

___Através do meu trabalho, tenho a oportunidade de transitar por várias escolas. Nestes percursos, foi possível encontrar vários projetos trabalhados nas escolas de caráter interdisciplinar, principalmente nos anos iniciais. Esse trabalho exige dos professores maior envolvimento coletivo e planejamento. Sabemos que do modo como nosso sistema educacional está organizado estes momentos são difíceis de acontecerem, mas o desafio está posto. Vemos que alguns espaços escolares conseguem fazer, o que nos mostram ser algo possível. Entendo que nós professores temos que nos empenharmos, nos organizarmos e principalmente desconstruirmos práticas pedagógicas sistemáticas e sequenciais de condução dos conteúdos. Permitir o diálogo entre os saberes o trabalho cooperativo e coletivo, falando de um mesmo tema com diferentes línguas...
 PROFESSORA   NATÁLIA LIMA.
**************************
A proposta de trabalho interdisciplinar é fundamental, pela interação dos conhecimentos. No entanto, a sistemática que é trabalhada na sala de aula impede qualquer interdisciplinaridade. Entre as dificuldades está a falta de planejamento coletivo real e a resistência entre os professores, dada ao pouco contexto dos conhecimentos que são trabalhados. As disciplinas fragmentadas, a seriação, os recortes do conhecimento (conteúdo), são barreiras quase intransponível no momento. Todavia, são desafios que precisamos vencer.
Quanto ao diálogo, conversei com uma colega de curso, e, sem dúvida a interação, nos leva a compreensão. A discussão enriquece. Parece que é isso que está faltando hoje.
PROFESSORA  TEREZINHA PAGOTO.
********************************
Na escola que eu trabalho, procuramos nos unir sempre que possivel para planejar atividades interdisciplinares para nossos alunos de series iniciais. Podemos dizer que obtivemos sucesso na maioria das vezes e que nossos alunos demosntraram maior interesse nas aulas e gostaram muito. percebe-se que os resultados de aprendizagem foram maravilhosos.
PROFESSORA  MARGARIDA MORESCO DA SILVA.


POSTADO.  DENISE

2 comentários:

  1. Os depoimentos que apontam experiências exitosas servem de subsídio aos educadores que estão dispostos a dicutir este assunto. Obrigada pelas contribuições!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!!! esse blog está um arraso. Portanto que estar incluida. meu endereço é: pensadoresehistoria.blogspot.com ok.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.