____Em meus 16 anos de pratica de sala de aula em series iniciais já participei em muitos planejamentos interdisciplinares, alguns com muito sucesso e outros não. O que eu mais me integrei e me empolguei foi com projetos de transito que desenvolvemos com muita organização e envolveu todas as áreas e segmentos da escola. Também acredito que com as series iniciais funciona com mais precisão do que nas finais de ensino fundamental! Mas, concordo que o gestor escolar é o maior responsável em incentivar e se empenhar para que aconteça realmente!
PROFESSORA :R OSEMARI SECCO.
*************************
___Através do meu trabalho, tenho a oportunidade de transitar por várias escolas. Nestes percursos, foi possível encontrar vários projetos trabalhados nas escolas de caráter interdisciplinar, principalmente nos anos iniciais. Esse trabalho exige dos professores maior envolvimento coletivo e planejamento. Sabemos que do modo como nosso sistema educacional está organizado estes momentos são difíceis de acontecerem, mas o desafio está posto. Vemos que alguns espaços escolares conseguem fazer, o que nos mostram ser algo possível. Entendo que nós professores temos que nos empenharmos, nos organizarmos e principalmente desconstruirmos práticas pedagógicas sistemáticas e sequenciais de condução dos conteúdos. Permitir o diálogo entre os saberes o trabalho cooperativo e coletivo, falando de um mesmo tema com diferentes línguas...
PROFESSORA NATÁLIA LIMA.
PROFESSORA NATÁLIA LIMA.
**************************
A proposta de trabalho interdisciplinar é fundamental, pela interação dos conhecimentos. No entanto, a sistemática que é trabalhada na sala de aula impede qualquer interdisciplinaridade. Entre as dificuldades está a falta de planejamento coletivo real e a resistência entre os professores, dada ao pouco contexto dos conhecimentos que são trabalhados. As disciplinas fragmentadas, a seriação, os recortes do conhecimento (conteúdo), são barreiras quase intransponível no momento. Todavia, são desafios que precisamos vencer.
Quanto ao diálogo, conversei com uma colega de curso, e, sem dúvida a interação, nos leva a compreensão. A discussão enriquece. Parece que é isso que está faltando hoje.
Quanto ao diálogo, conversei com uma colega de curso, e, sem dúvida a interação, nos leva a compreensão. A discussão enriquece. Parece que é isso que está faltando hoje.
PROFESSORA TEREZINHA PAGOTO.
********************************
Na escola que eu trabalho, procuramos nos unir sempre que possivel para planejar atividades interdisciplinares para nossos alunos de series iniciais. Podemos dizer que obtivemos sucesso na maioria das vezes e que nossos alunos demosntraram maior interesse nas aulas e gostaram muito. percebe-se que os resultados de aprendizagem foram maravilhosos.
PROFESSORA MARGARIDA MORESCO DA SILVA.
POSTADO. DENISE
POSTADO. DENISE
Os depoimentos que apontam experiências exitosas servem de subsídio aos educadores que estão dispostos a dicutir este assunto. Obrigada pelas contribuições!
ResponderExcluirOlá pessoal!!! esse blog está um arraso. Portanto que estar incluida. meu endereço é: pensadoresehistoria.blogspot.com ok.
ResponderExcluir