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Quem sou eu MODERADORA DO BLOG :DENISE KUSSLER

concordia, sc, Brazil
Este blog foi criado no curso professores em rede para partilhar diferentes metodologias do uso das tecnologias no processo de construção do conhecimento.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DESAFIOS DA APRENDIZAGEM

Penso que todos os professores encontram dificuldades em sala de aula. No entanto, nem todos os professores organizam atividades diferenciadas para auxiliar seus alunos. Quando o profissional é comprometido, ele planeja atividades e estrategias, bem como, busca ajuda dos profissionais da Escola. É preciso ousadia, profissionalismo, comprometimento e QUERER!
PROFESSORA SALETE VOLOZIN.


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 Para tentar sanar as dificuldades, procuro primeiramente esclarecer os pontos que precisam ser trabalhados.  Feito isto, organizo então metodologias e atividades que no meu ver,  possam ajudar a esclarecer os pontos selecionados. Muitas vezes, trabalho atividades separadas, somente com aqueles alunos que precisam de mais acompanhamento. Persistindo as dificuldades, procuro então o auxílio da orientação da escola para pensarmos e agirmos em conjunto na solução do problema.
PROFESSORA MARCIA CASTANHO.

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QUANDO ENCONTRO DIFICULDADES EM APRENDIZAGEM COM ALGUNS  ALUNOS  EM UM DETERMINADO CONTEÚDO, PRIMEIRAMENTE TENTO RESOLVER EM QUANTO PROFESSORA DE SALA. SE PERSISTIR A DIFICULDADE CONVERSAMOS EM QUANTO ESCOLA E TENTAMOS JUNTOS ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO.

PROFESSORA SONIA PIZZATTO

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Tenho tentado várias estratégias mas não tenho certeza se os alunos aprendem. Acho que no método tradicional a avaliação me dá resultados mais concretos, enquanto que trabalhar apartir da realidade a avaliação é mais subjetiva e os resultados são a longo prazo. O que eu percebo é que na Escola do Campo o planejamento deve ser outro pois as dificuldades são muito maiores.

PROFESSORA IEDA PAGLIOCHI
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A matemática é tida, ainda como uma disciplina difícil e em muitos casos rejeitada pelos alunos, essa rejeição se dá muitas vezes porque exige raciocínio e concentração, ou acham que não possuem aptidão a ela. Lidar com esta diversidade é uma tarefa não muito fácil porque parte do conteúdo estudado não há uma relação com a prática cotidiana do mesmo. Penso que deveria haver uma mudança nos conteúdos programáticoa.Sempre que possível procuro trabalhar a teoria com a prática no processo de ensino e aprendizagem, utilizando jogos, material concreto ou confeccionados pelos alunos. (28/11/11)
PROFESSORA  AGENI TURMENA.
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Eu gosto dos meus alunos e tento sempre estar motivada,gosto  deles como são, com as dificuldades que trazem..cativo eles e  uso de situações concretas, de histórias, cases, vídeos, jogos, pesquisa, práticas e ir incorporando informações, reflexões, teoria a partir do concreto. Na educação infantil  situações de aprendizado  precisam ser de pratica, que os surpreenda , que traga novidades, que varie técnicas e métodos de organizar o processo de ensino-aprendizagem.as crianças fazem pontes entre o que aprendem intelectualmente e as situações reais, experimentais.também tento me aperfeiçoar intelectualmente.
PROFESSORA DENISE KUSSLER M.
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postado por Denise.

Um comentário:

  1. Li um texto muito interessante de Júlio Furtado “O desafio de promover a aprendizagem significativa” gostaria de compartilhar parte do texto:

    “A concretização da aprendizagem se dá através do que entendemos ser os
    sete passos da (re)construção do conhecimento:
    1. O sentir – toda aprendizagem parte de um significado contextual e emocional.
    2. O perceber – após contextualizar o educando precisa ser levado a perceber as
    características específicas do que está sendo estudado..
    3. O compreender – é quando se dá a construção do conceito, o que garante a
    possibilidade de utilização do conhecimento em diversos contextos.
    4. O definir – significa esclarecer um conceito. O aluno deve definir com suas
    palavras, de forma que o conceito lhe seja claro.
    5. O argumentar – após definir, o aluno precisa relacionar logicamente vários
    conceitos e isso ocorre através do texto falado, escrito, verbal e não verbal.
    6. O discutir – nesse passo, o aluno deve formular uma cadeia de raciocínio
    através da argumentação.
    7. O transformar – o sétimo e último passo da (re)construção do conhecimento é
    a transformação. O fim último da aprendizagem significativa é a intervenção na
    realidade. Sem esse propósito, qualquer aprendizagem é inócua.
    As sete fases apresentadas ajudam a caracterizar a ação do professor frente a
    esse desafio. A compreensão das atitudes a serem adotadas em cada etapa, capacita o professor a promover a aprendizagem significativa...

    Abraços!
    Profª Neidi

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