prof: MARCIA LAZZARIN
*******************************
Sempre trabalhei nos CMEIs com crianças de 0 a 5 anos, meu primeiro ano de trabalho, não tinha nem uma experiência com grupo V. O grupo era composto por 27 crianças, não tinha nem um domínio sobre eles, não conseguia realizar nem uma atividade dirigida, as crianças eram muito agitadas e ao mesmo tempo dominavam totalmente a sala. Organizei uma conversa com os pais, colocando para eles a situação e pedindo sugestões de como poderia trabalhar com aquelas crianças. Após relato e sugestões organizei meu plano de trabalho e com ajuda deles conseguimos realizar um trabalho bem legal. Percebo que a participação dos pais é fundamental para o crescimento intelectual e emocional da criança.
Prof: CATIANE ALBIERO.
*******************************
EDUCAÇÃO: desafiando educadores e educandos.
O professor necessita aprimorar seu conhecimento para o desempenho de sua profissão e com este tornar-se um agente mediador capaz de desenvolver atividades dinâmicas e criativas em sala de aula. Sua intenção é que o aluno possa apropriar-se do conhecimento, para futuramente torná-lo significativo para sua vida. O maior desafio do professor é preparar uma geração para a vida. Para tanto, espera-se do mediador não só o conhecimento da realidade em que o aluno está inserido, assim como a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade.
A construção de uma educação para todos dá-se a partir de ações e planejamento, atentando-se para a intencionalidade e não esquecendo que o ponto de partida é a realidade da criança. Os profissionais da escola devem criar estratégias para, em primeiro lugar, conhecer mais a respeito de seus alunos, o que pode ser feito por meio de sondagem, como observar as falas, analisar problemas atitudinais, e por meio de questionários.
O planejamento deve ser desenvolvido em três momentos. No primeiro momento, acontece o “estudo da realidade”. Trata-se de investigar, descobrir o que o aluno já sabe. No segundo momento dá-se a “organização do conhecimento”, essa é uma tarefa interativa entre os professores da escola para descobrir o significado dos temas geradores. E finalmente, a “aplicação do conhecimento”, no qual o professor aplica o conteúdo aos seus alunos de forma significativa.
Cabe ao professor, após detectar os dois primeiros momentos, usar metodologias que atendam a expectativa dos seus alunos. A tecnologia da informação e comunicação (TICs) é uma das estratégias, pois é um meio que além de auxiliar o professor no seu planejamento diário, também possibilita aos educandos o acesso a pesquisas, orientado de maneira pedagógica.
Vale ressaltar também a importância de estabelecer parceria com a família, que é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno. Desta forma, nos deparamos com mais um desafio, o de conquistar a família para posteriormente desenvolver essa parceria de forma construtiva, participativa e qualitativa.
Texto produzido na Formação da Nossa Língua Digital.
PROFESSORA NEIDI
Postado: Denise
A construção de uma educação para todos dá-se a partir de ações e planejamento, atentando-se para a intencionalidade e não esquecendo que o ponto de partida é a realidade da criança. Os profissionais da escola devem criar estratégias para, em primeiro lugar, conhecer mais a respeito de seus alunos, o que pode ser feito por meio de sondagem, como observar as falas, analisar problemas atitudinais, e por meio de questionários.
O planejamento deve ser desenvolvido em três momentos. No primeiro momento, acontece o “estudo da realidade”. Trata-se de investigar, descobrir o que o aluno já sabe. No segundo momento dá-se a “organização do conhecimento”, essa é uma tarefa interativa entre os professores da escola para descobrir o significado dos temas geradores. E finalmente, a “aplicação do conhecimento”, no qual o professor aplica o conteúdo aos seus alunos de forma significativa.
Cabe ao professor, após detectar os dois primeiros momentos, usar metodologias que atendam a expectativa dos seus alunos. A tecnologia da informação e comunicação (TICs) é uma das estratégias, pois é um meio que além de auxiliar o professor no seu planejamento diário, também possibilita aos educandos o acesso a pesquisas, orientado de maneira pedagógica.
Vale ressaltar também a importância de estabelecer parceria com a família, que é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno. Desta forma, nos deparamos com mais um desafio, o de conquistar a família para posteriormente desenvolver essa parceria de forma construtiva, participativa e qualitativa.
Texto produzido na Formação da Nossa Língua Digital.
PROFESSORA NEIDI
Postado: Denise
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.