Boas Vindas

Convidamos a todos os profes a lerem nossas postagens e novidades!!!

Quem sou eu MODERADORA DO BLOG :DENISE KUSSLER

concordia, sc, Brazil
Este blog foi criado no curso professores em rede para partilhar diferentes metodologias do uso das tecnologias no processo de construção do conhecimento.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exemplos de prática.

Acredito que a própria elaboração e revisão periódica do PPP é ótimo exemplo para nossa participação na transformação da sociedade, pois se ele for feito de forma participativa de todos os segmentos refletira os anseios que a sociedade deposita na escola, assim nós educadores temos que viver a realidade de nossos alunos para assim entendê-los e ajudá-los.
prof: MARCIA LAZZARIN
*******************************

Sempre trabalhei nos CMEIs com crianças de 0 a 5 anos, meu primeiro ano de trabalho, não tinha nem uma experiência com grupo V. O grupo era composto por 27 crianças, não tinha nem um domínio sobre eles, não conseguia realizar nem uma atividade dirigida, as crianças eram muito agitadas e ao mesmo tempo dominavam totalmente a sala. Organizei uma conversa com os pais, colocando para eles a situação e pedindo sugestões de como poderia trabalhar com aquelas crianças. Após relato e sugestões organizei meu plano de trabalho e com ajuda deles conseguimos realizar um trabalho bem legal. Percebo que a participação dos pais é fundamental para o crescimento intelectual e emocional da criança.
Prof: CATIANE  ALBIERO.
*******************************
EDUCAÇÃO: desafiando educadores e educandos.
O professor necessita aprimorar seu conhecimento para o desempenho de sua profissão e com este tornar-se um agente mediador capaz de desenvolver atividades dinâmicas e criativas em sala de aula. Sua intenção é que o aluno possa apropriar-se do conhecimento, para futuramente torná-lo significativo para sua vida. O maior desafio do professor é preparar uma geração para a vida. Para tanto, espera-se do mediador não só o conhecimento da realidade em que o aluno está inserido, assim como a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade.
A construção de uma educação para todos dá-se a partir de ações e planejamento, atentando-se para a intencionalidade e não esquecendo que o ponto de partida é a realidade da criança. Os profissionais da escola devem criar estratégias para, em primeiro lugar, conhecer mais a respeito de seus alunos, o que pode ser feito por meio de sondagem, como observar as falas, analisar problemas atitudinais, e por meio de questionários.
O planejamento deve ser desenvolvido em três momentos. No primeiro momento, acontece o “estudo da realidade”. Trata-se de investigar, descobrir o que o aluno já sabe. No segundo momento dá-se a “organização do conhecimento”, essa é uma tarefa interativa entre os professores da escola para descobrir o significado dos temas geradores. E finalmente, a “aplicação do conhecimento”, no qual o professor aplica o conteúdo aos seus alunos de forma significativa.
Cabe ao professor, após detectar os dois primeiros momentos, usar metodologias que atendam a expectativa dos seus alunos. A tecnologia da informação e comunicação (TICs) é uma das estratégias, pois é um meio que além de auxiliar o professor no seu planejamento diário, também possibilita aos educandos o acesso a pesquisas, orientado de maneira pedagógica.
Vale ressaltar também a importância de estabelecer parceria com a família, que é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno. Desta forma, nos deparamos com mais um desafio, o de conquistar a família para posteriormente desenvolver essa parceria de forma construtiva, participativa e qualitativa.
Texto produzido na Formação da Nossa Língua Digital.
PROFESSORA  NEIDI

Postado: Denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.